sábado, 23 de fevereiro de 2008

Upload - notícias de Mollina



Buenos dias!
Os dias aqui em Mollina estão prestes a esgotar e alguns dos participantes já nos deixaram com muitas saudades! Poucas horas de sono e muito trabalho são algumas das consequências destas formações, para além de amizades que duram vidas! Refiro neste caso aos participantes da nossa rival Grécia (aquela Charisteas ainda está aqui encravado…lol…), Dimithris and Ionna, que vão ficar para sempre na minha memória, esperando ansiosamente pelo próximo encontro, por isso para eles aqui vai um “ευχαριστω” por tudo!
Esta formação não se tratou apenas da aprendizagem de como realizar projectos de intercâmbios, mas também o trabalho de equipa e o contacto com diferentes realidades e culturas fazem desta formação uma aprendizagem muito enriquecedora!
No que diz respeito à minha formação, a parte mais difícil já foi ultrapassada com a entrega dos projectos de intercâmbios entregues no passado dia 21! Acabada também já a avaliação dos projectos, hoje vamos terminar com a avaliação de todo a formação e sem deixar de quebrar as nossas tradições, esta noite vamos ter a nossa última festa que promete ser inesquecível!
See you soon,
João Dias

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Free day in Sevilla






Bom dia!

E daqui fala a Noemi, a gaja de Almada que trabalha na PUZZLE de Lisboa!

Bom, da minha parte tenho de dizer-vos que este está a ser um dos projectos internacionais mais interessantes que já fiz. Para começar, somos bastantes participantes e, para melhorar a mistura, de montes de países diferentes...

Resultado: quando nos atribuem uma missão de grupo instala-se o caos! Mas é precisamente aqui e desta maneira (claro, após uma reflexão de grupo) que aprendemos uma melhor perspectiva do mundo. Diversidade cultural, diferentes personalidades, diferentes valores e educações fazem com que este projecto torne Mollina um espaço de aprendizagem muito significativa para trazermos às nossas realidades.

E dia 24, partiremos daqui com uma mochila cheia de conhecimentos novos e experiências novas, para além de uma quantidade exorbitante de falta de sono, e uma estranha energia de querer criar novas coisas e melhorar as que já existem.

E é assim, quero ver como serão os dias seguintes e ver se dia 24 consigo ainda carregar com a minha mochila!
Só para partilhar mais uma coisinha pouca: vão a Sevilha comprar sapatos! mas levem uma acompanhante grega expert na situação para vos ajudar (eu já vou mais carregada com um belo par de sapatos em desconto)...

Iupiiiiiiiiii!
Noemi

O terceiro e o quarto dia em Mollina






Eu e o João Dias saímos de Olhão a caminho de Mollina na 6ª feira, connosco vieram o Marco pela ARCA e de Almada a Noemi pela PUZZLE. Apesar de serem apenas alguns dias parece que já cá estamos há algumas semanas. Tem sido uma experiência fantástica, conhecer novas pessoas, com realidades e culturas muito diversas. Posso adiantar-vos que são cerca de 50 participantes e 20 países diferentes.

Tentei escrever este artigo mais cedo, mas tem sido tudo tão intenso e de muito trabalho que só hoje consegui arranjar tempo e energias para o fazer.

Os dias começam cedo e acabam tarde, mas tal como nos foi aconselhado, temos tentado dormir pelo menos as 4h de sono. A formação começa por volta das 9.30 e acaba entre as 19h e as 20h. Ainda assim há tempo para algumas actividades, antes do jantar que é servido às 21h, futebol, capoeira, thai shi, etc para descomprimir do dia intenso que tivemos. Depois de jantar a noite contínua normalmente no PACO's BAR, um dos dois únicos bares de Mollina.

Hoje a noite ontem foi ligeiramente diferente, não fomos ao PACOS. Houve aqui no CEULAJ a noite intercultural. Os participantes apresentaram o seu país, alguns as suas danças tradicionais, algumas iguarias tradicionais e claro as suas respectivas bebidas. Quanto a nós trouxemos folares, folhadinhos de Olhão, figos secos, beirão, amarguinha e vinho. O Sérgio tentou ensinar estes gajos a assar chouriças, mas acho que estavam mais preocupados com o vinho. Então já devem imaginar como continuou a noite, para alguns de nós até às 5h30. Não vos consigo dizer quantas bebidas diferentes "provámos", pessoalmente desde licor da Sardenha até ao verdadeiro Whisky Escocês, passando por VODKA da Polónia e vinho da Roménia, foi um pouco de tudo, o suficiente para conseguir estar na sala de trabalho a horas, às 9H30.

Com estes horários é normal que o cansaço se vá acumulando, ou que o organismo se vá habituando. Para mim o pior dia foi o segundo, estava realmente cansado! Não consegui dar o meu melhor rendimento durante as sessões de formação. Já começava a pensar que não iria aguentar este ritmo até ao fim, mas entretanto acho que me habituei e hoje estava cheio de energia.

Por hoje acho que é suficiente, já aqui têm algumas fotos e o relatório de como têm sido os nossos primeiros dias.

Amanhã há mais novidades.


Hugo Charrão

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Sessão de trabalho - Olhares sem Preconceito

Boas malta mojuense,

Amanhã, dia 20 de Fevereiro irá realizar-se na Sociedade Recreativa Olhanense (junto ao Banco Popular) pelas 21h30, uma sessão de trabalho sobre o projecto Olhares sem Preconceito.

Quem tiver interressado em ajudar/participar activamente neste projecto que irá ser desenvolvido pela MOJU deverá estar presente.

A sessão irá ser orientada pela coordenadora de projecto, Joana Matos.

Saudações Mojuenses,



Participem activamente na construção de um Olhão melhor!

domingo, 17 de fevereiro de 2008

Mollina começou há 5 dias! vamos tentar manter-vos a par do que estamos a fazer por cá!






Uma das épocas mais esperadas do ano começou há 5 dias para a equipa da organização e há 2 dias para os participantes.
Falo dos trainning Courses promovidos pela YEU (Youth Exchange and Understanding).

Por cá estou eu, o João Dias, o Sérgio e o Hugo Charrão.
É um desafio para nós no meio de um ritmo de trabalho tão elevado e de um grupo de 50 participantes provenientes de vários pontos da Europa, África e Médio Oriente conseguirmos arranjar tempo para fazer um pequeno texto e juntar algumas fotos para pormos online.

Mas porque é fundamental partilharmos convosco o que vamos fazendo por cá, fica aqui pelo menos a promessa das nossas boas intenções!

Da minha parte, neste terceiro ano consecutivo de formação com a YEU (Youth for Exchange and Understanding), mas primeiro ano na pele de formadora, posso dizer-vos que ontem fiquei sem energias, já estou doente e ainda vamos apenas no 2º dia de actividades. Mas a aprendizagem, a riqueza na troca de experiências entre participantes com realidades tão diferentes, o trabalho de equipa (numa equipa multicultural) são realmente desafios que valem todo o esforço quando percebemos o quanto crescemos e amadurecemos.

...Fica assim aberta a primeira notícia daquilo que pretende ser um "diário" onde podemos partilhar convosco alguns dos grandes momentos que nos irão transformar enquanto seres humanos e enquanto jovens olhanenses activos, empreendedores e inclusivos!

Saudações Juvenis,
Ana Leal




quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Alcoutinês?...nã Olhanense!!



E assim foi....



O I Encontro de associados MOJU foi um verdadeiro sucesso.



Um fim de semana pleno de partilha, descoberta e euforia. Um fim de semana que mais pareceu uma semana, tal foi a intensidade da aventura.



Pessoas que mal se conheciam, descobriram-se num frenezim de jogos, debates e muitas emoções....



....Alcoutim descobriu a força que anima a juventude Olhanense.



Foi tempo de "tirar a máscara" no carnaval alcoutinês, perguntem a quem lá esteve ou a quem gentilmente "cedeu" a sua (máscara) ao Sr. Comadante.


Foi tempo de experimentar uma moto 4 (gentilmente cedida pelo Sr. Segurança).


Enfim, um excelente arranque neste 2008, que promete um ano de muita animação.

Um arranque à MOJU!!... com muito movimento.



P.S. - Já agora, alguém sabe quem é que ganhou o peddy-paper??

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

1ª ASSEMBLEIA GERAL

Nos termos da lei do Art.º 9 dos Estatutos da MOJU – Associação Movimento Juvenil em Olhão, convoco os Exmos. Associados para se reunirem em Assembleia-geral ordinária no dia 9 de Fevereiro de 2008, pelas 15h00 na Casa da Juventude em Olhão e com a seguinte
Ordem de Trabalhos:
- Plano de Actividades
- Regulamento Interno
- Jóia
- Outros

Observações;
Não estando presente, à hora indicada, o número legal de Associados, a Assembleia terá lugar, em 2ª Convocatória, trinta minutos mais tarde, com qualquer número de presenças;

Apenas os sócios com quotas de 2007 actualizadas terão direito de voto;

Os sócios poderão regularizar a sua situação até à data de realização da presente assembleia;
Olhão, 31 de Janeiro de 2008

O Presidente da Mesa da Assembleia-geral


João Pedro Baptista