terça-feira, 23 de dezembro de 2008

4ª A FUNDO

Uma rubrica nem sempre à 4ªfeira, a abrir e a aprofundar!!

Então é Natal. Época festiva em que reina o afecto e a solidadariedade,...ah! e o consumismo, as filas de espera, os ambientes sobreaquecidos e sobrelotados, o trânsito desatinado, enfim...uma época de contradições. Ainda assim, vale a pena viver o Natal. Reunir a família em torno da lareira (mas qual lareira?? vai lá que não vá um termoventiladorzinho), fazer bonecos de neve na rua (mas qual neve?), comer um Bolinho Rei ( mas já nem brinde nos dão!).
Realmente o que é nos pode restar para valorizar o Natal...sim, as prendas!! mas para lá dessa avidez materialista que está instalada em nós?
O único sentido que me resta é a crença no Pai Natal! Acreditar nesta figura simbólica e mítica que reune todos os atributos de um ser bondoso, altruista, dedicado!! Um ser, que mesmo sendo uma invenção de uma marca ou um resquício de uma tradição religiosa, engloba um conjunto de traços que a humanidade vêm perdendo ao longo do tempo:
- dar sem ambicionar receber;
- não julgar os outros pela aparênica, cor ou religião;
O Pai Natal é mais um Jesus. Um Jesus que nos recompensa pelas boas acções. Um Jesus atento e que nos relembra no término de cada ano, a importância de "sermos" para e com os outros.
Todos nós, durante todo o ano podemos ser um Pai Natal, podemos ser mais um Jesus. Todos nós em cada canto do nosso mundinho, podemos contribuir para, com pequenos gestos, mudar o rumo desta aldeia. Mudar em direcção ao amor, à fraternidade e à paz.

DESEJOS DE MUITO MOVIMENTO E ACÇÃO PARA TODOS!!

Luigi`s Megafone

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

MOJU COLABORA COM JORNAL OLHANENSE!!

jÁ TÁ NAS BANCAS...

A convite do Jornal Olhanense, a MOJU com a colabaração de alguns dos seus sóices deu um excepcional contributo para levar a público mais um número do famoso suplemento deste jornal, intitulado " Voz de Olhão".
São 4 páginas de irreverência e juventude, tudo possível graças à dedicação de toda a equipa envolvida neste projecto.
Não percam esta oportunidade de ler o "espírito moju"...

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Dia dos Direitos Humanos




A Juventude de Olhão assinalou com grande determinação e criatividade o 60º aniversário dos Direitos Humanos.
Mais de 60 jovens provenientes de 4 escolas do concelho mostraram o que pensam sobre os direitos humanos e a forma como os pomos em prática no nosso dia-a-dia.
Acima de tudo mostraram que estão conscientes dos seus actos e conseguem discernir sobre o que é injusto ou justo; sobre o que é discriminação e inclusão.
Foram honestos. Foram criativos, foram excelentes jovens!
Agora é importante que os adultos consigam ouvi-los, vê-los e senti-los!

Parabéns pelo vosso desempenho! ;)

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

O Olhares sem Preconceito Volta a mostrar a cultura das comunidades imigrantes do concelho!

A não perder, uma excelente programação, com o apoio da associação Doina e Mihai Eminesco.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

60º Aniversário da declaração dos Direitos do Homem



A MOJU, no dia 10 de Dezembro, entre as 11:00 e as 12:30, irá promover, no IPIMAR, uma tertúlia sobre os Direitos Humanos, com a participação das escolas, EB 2, 3 Alberto Iria, João da Rosa, Paula Nogueira e a Escola Secundária Dr. F. F. Lopes.


Um relatório recente da Freedom in the world 2008 mostra que há ainda 103 países "sem liberdade": 58 (30%) são "parcialmemte livres" e 45 (23%) estão mergulhados em ditaduras.