quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

4ª A FUNDO

...à 4ª feira, a abri e a aprofundar...

Nestes dias de festa celebra-se uma outra cerimónia já esquecida. Uma cerimónia que marcava segundo os ritmos naturais o recomeço de um novo ciclo. Uma época marcada pelo renascimento da vida e pelo luto das memórias do último ano. Esta era uma festa pagã, a única que ainda mantem uma tradição particularmente ligada aos rituais mais ancestrais das comunidades. Todos tapavam as caras e todos eram uma mesma coisa e uma só pessoa - sem identidade- Todos se fundiam em rituais de extâse e transcendência.
Destas experiências místicas apenas sobreviveram as emoções. Mesmo os que as conseguem reprimir (as emoções) não ficam indiferentes à estranheza de um mascarado, ou à ternura de uma brincadeira. Mesmo o que não se mascaram não são imunes à estranheza de um ciclo cheio de papéis contraditórios e experiênças paradoxais.
Colocamos a máscara para tapar todas as outras e para ser mais um que não o "eu", a que me obrigo em sociedade. Brincamos porque queremos, porque dentro de nós ainda existe esta criança que se espanta e que é tudo sem ser ninguem.
Somos todos esta tentativa de recomeçar de novo. Somos todos estas máscaras que trocamos e que nem reconhecemos. Somos todos muitos mais do que aquilo que esperam de nós.
Este carnaval mascarei-me de "mim" e senti-me irreconhecível.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Formações internacionais - YEU developing YOU - 7 a 15 de Março



Call for Participants
For the Training Course
Creative leaders: management of youth organizations for promotion of active citizenship

YEU Developing YOU – Reinvent our Network!


Dates:

Arrivals: 7th of March (morning), 2009
Training Course: 7th afternoon-14th of March, 2009
Departures: 15th of March, 2009
Eurolatinamerican Youth Centre, Mollina, Spain

PLEASE NOTE:
Deadline for applications must strictly be:
Friday, the 20th February 2009



Para mais informações liga 931 406 587 ou envia um e-mail para moju.olhao@hotmail.com ou descarrega a aplicação em http://www.yeu-international.org/event_213_YEU_Developing_You__Creative_Leaders_.html






A MOJU promove em parceria com a FNAJ 2 acções de formação em 2009

Não percas a oportunidade de te inscrever!



A MOJU, em parceria com a FNAJ, no intuito de apoiar o associativismo juvenil algarvio promove 2 acções de formação no Algarve.

Monitores de Campos de Férias
3 dias (2h + 10h + 8h) 20 horas-
Faro (1, 2 e 3 de Mai)

Angariação de Fundos e Projectos
2 dias (8h + 8h) 16 horas
- Faro (31 de Out e 1 de Nov)

Faz o download da ficha de inscrição em http://www.fnaj.pt/docs/formacao2009.pdf

10 º ENAJ - Encontro Nacional de Associações Juvenis - 21 e 22 de Março

A FNAJ – Federação Nacional de Associações Juvenis convoca todo o movimento associativo juvenil a participar no 10 º ENAJ - Encontro Nacional de Associações Juvenis, a ter lugar no Centro de Congressos de Lisboa (Antiga FIL), nos dias 21 e de 22 de Março e Mostra Associativa nos dias 19 a 22 de Março.

A FNAJ – Federação Nacional de Associações Juvenis convoca todo o movimento associativo juvenil a participar no 10 º ENAJ - Encontro Nacional de Associações Juvenis, a ter lugar no Centro de Congressos de Lisboa (Antiga FIL), nos dias 21 e de 22 de Março e Mostra Associativa nos dias 19 a 22 de Março. Os ENAJ’s, pela forte participação e interesse que têm mobilizado, têm sido marcos de referência no desenvolvimento desse processo e instrumentos de articulação de um tecido associativo mais forte e eficaz. Nos ENAJ’s o associativismo autoconvoca-se na criação de um espaço de debate e intercâmbio, de projecção pública, de discussão e reflexão participativa das matérias que interessam e preocupam os jovens portugueses, de formulação de propostas de definição das Políticas Públicas de Juventude em Portugal, de consolidação dos elementos identitários do sector e de projecção da melhoria e fortalecimento da sua acção.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

4ª A FUNDO

Uma rubrica à 4ªfeira, a abrir e a aprofundar...

Antes de mais quero agradecer!! Sou grato pela minha existência; sou grato por tudo o que me envolve; sou grato por esta jornada de felicidade...
Antes de mais quero oferecer!! O meu amor, a minha amizade, a minha compreensão, a minha acção...
Como é possível que as pequenas mudanças aconteçam perante os nossos olhos e estes, ainda estejam preparados apenas para ver as grandes tragédias da humanidade...

Quero ser convosco esta felicidade, porque são parte dela!
Renascido para um mundo imerso de paixão, antes de mais quero ser o que de melhor este estado me revelar. Quero ser "eu", quero ser esta revelação....

Luigi`s Megafone