quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Fotografias do teatro


No dia 29 de Setembro a MOJU convidou cerca de 200 alunos da escola secundária de Olhão a assistirem à peça de teatro "Nem muito simples nem demasiado complicado".

O tema era a sexualidade, as relações amorosas na adolescência.

Há sempre muitas perguntas que nos inquietam. Afinal quem é que afinal deve dar o primeiro passo? E se um elemento do casal é demasiado ciumento ... ou não consegue perceber que já não gostamos dele? Quando é que devemos usar o preservativo?? E se ele se romper? ...Será que devo contar a verdade agora que o/a traí?

Estas são algumas das questões levantadas com a apresentação deste teatro., que rapidamente se transformou num debate quando a audiência pode votar as cenas que gostaria de ver repetidas para poder transformar o rumo da história.

...Afinal há sempre muito para aprender!

terça-feira, 22 de setembro de 2009

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

MEGAPOSTA - ACREDITAR COMPENSA!!

Meus caros, venho falar do projecto OLHARES SEM PRECONCEITO e de todos os que fizeram dele uma realidade.
É com alegria que damos por terminada esta aventura. Uma viagem que começou em 2007. Um percurso repleto de caras e corações e muitos olhares. Aqui quero apenas falar-vos daquilo que não se viu. Já que toda a cor e riqueza das comunidades imigrantes ficaram bem registadas nos nossos olhares.
Quero falar de todos os que se preocuparam, de todos os que deram um pouco de si, de todos os que abraçaram esta iniciativa. Quero falar-vos daquilo que encontro cada vez que olho para trás e recordo cada acção desta equipa. Aquilo que vejo na memória é um enorme espírito de solidariedade, sacrifício, cooperação. Aquilo que vejo são pessoas que acreditam, que possuem valores e que estão dispostas a trocar os seus prazeres pessoais pela construção de um bem colectivo - a participação cívica.
Nunca será demais agradecer os feitos e os contributos de uma lista interminável de pessoas que de uma forma mais directa ou indirecta estiveram presentes nesta organização.
Este projecto, tal como os outros que já realizamos, devem-se a todos os que fazem a MOJU acontecer.
A todos vós, presto a minha humilde homenagem e reitero a minha convicção de que a MOJU continuará a acontecer...isto, se continuarmos a acreditar !

Luigi`s Megafone

sábado, 5 de setembro de 2009

Festival Intercultural Olhares Sem Preconceito

Chegou o festival mais esperado de 2009 em concelho de Olhão!!

De 18 a 20 de Setembro, seremos levados numa volta ao mundo pelos sons de Paulo Sousa, Raimund Englehardt, Danae e Terrakota








Com data marcada para 18, 19 e 20 de Setembro, o Festival Intercultural Olhares Sem Preconceito pertende encerrar um ciclo de mostras culturais das comunidades imigrantes mais representativas com residência em Olhão.

A ambição deste projecto, organizado pela MOJU desde Maio de 2008, foi dar voz, pela primeira vez no concelho, aos imigrantes através das suas mostras culturais, para que assim fosse possível criar laços e acabar com preconceitos!

Com este encerramento, a MOJU, em parceria com várias associação de imigrantes da região e o apoio dos CLAII's (Centros Locais de Apoio à Integração dos Imigrantes) pretende ultrapassar barreiras de cidades e convocar toda a região a participar, com o sonho de que este projecto possa ser o primeiro de muitos eventos no concelho que valorizam a interculturalidade, a integração de quem chega ao nosso país e a participação juvenil (a sua vontade de criar mais e melhores projectos para os jovens e para a sociedade em geral).


O Festival Intercultural Olhares sem Preconceito promete dar, a quem decidir passar pelo coreto de Olhão entre 18 e 20 de Setembro, boa gastronomia de países como Brasil, Cabo Verde, Índia, Ucrânia e Portugal, muita animação com capoeira, danças brasileiras, gregas, romenas, cabo-verdianas, momentos de relaxamento com yoga e concertos nunca antes vistos em Olhão. A entrada é livre e os pratos gastronómicos terão o custo de 6€. Durante estes 3 dias, as actividades começam às 19h com aulas gratuitas de yoga, seguindo-se inúmeros espectáculos das diversas comunidades.


A encerrar o palco principal, na noite de 18 de Setembro, contamos com a actuação de Raimund e Danae. Com música cantada em crioulo os ritmos e sonoridades vêm de Cabo Verde, Índia e Cuba. Ambos com cd's editados, juntam-se pela primeira vez em duo para cantar Cabo Verde e improvisar sobre temas do mundo.


A 19 de Setembro, numa noite dedicada à juventude, prevê-se a presença de Terrakota (a confirmar) com os seus ritmos interculturais, raízes de África, Índia, Caraíbas e Oriente, fusões de reggae a mandinga, passando pela música árabe e afro-cubana. Recém chegados dos Himalais e antes de irem para estúdio gravar o seu 4º álbum, os Terrakota fazem esta paragem em Olhão para incendiar a noite de sábado com o seu brilhante espectáculo no Jardim Pescador Olhanense.


Para encerrar este Festival, na noite de 20 de Setembro, seremos transportados para a Índia com o brilhante tocador de sítar Paulo Sousa, acompanhado nas tablas por Raimund Englehardt. Ambos com concerto marcado no CCB no próximo dia 22 de Setembro, e vários cd's gravados, apresentar-nos-ão temas do último álbum que sairá no Outono e que foi gravado num concerto ao vivo na Fundação Oriente.


A informação sobre todos os grupos que irão participar neste festival Intercultural ficará disponível em http://www.moju-olhares.blogspot.com/


A MOJU contou com o apoio da Blind Note para a selecção musical.


A não perder, uma oportunidade única de Sentir em Olhão a cultura e os sons de outros países!