domingo, 12 de agosto de 2012

12 de Agosto - DIA INTERNACIONAL DA JUVENTUDE




A 17 de Dezembro de 1999, na resolução 54/120, a Assembleia-Geral das Nações Unidas declarou 12 de Agosto como o Dia Internacional da Juventude, aprovando assim a recomendação produzida na Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, reunida em Lisboa, em Agosto de 1998.

A ideia passava por celebrar a contribuição dos jovens para a sociedade e promover a consciencialização sobre a situação particular da juventude na atual sociedade. Para o corrente ano a ONU propôs o tema “Construindo um Mundo Melhor: Parcerias com a Juventude”. Este tema está relacionado com um anúncio do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, que declarou como prioridade da sua agenda “o compromisso de envolver e trabalhar com e para os jovens”.

De acordo com o exposto e conscientes dos desafios que os jovens enfrentam atualmente, a MOJU não poderia deixar de assinalar este dia. Desde a sua conceção que a MOJU apresenta como objetivo condutor de todas as suas atividades a promoção da participação juvenil na sociedade, com particular enfoque para os jovens do concelho de Olhão. Observamos que os jovens estão cada vez mais afastados e desinteressados dos processos de construção da sociedade, o que na nossa perspetiva se deve ao facto de os jovens não serem chamados a participar ou de quando tal acontece não serem levados a sério. 

É urgente criar uma nova cultura de participação juvenil. A juventude deve ser vista como uma fonte de soluções para os problemas da sociedade e não como um dos seus problemas. Mudar é necessário e é na juventude que reside o maior potencial de mudança. 

A celebração deste dia demarca, ainda, a importância do Associativismo Juvenil enquanto ferramenta de construção da sociedade e de educação para a democracia. No seio do Associativismo Jovem é trabalhado o potencial de mudança, referido anteriormente e que está inerente à juventude. O associativismo jovem é, de facto, uma escola de cidadania, uma escola para a vida.  Acima de tudo é uma forma de capacitação dos jovens e de formação de cidadãos críticos, capazes de refletir sobre os problemas da sociedade e de desenhar soluções para os mesmos.

No Dia Internacional da Juventude lançamos o repto para que os jovens façam ouvir a sua voz. Em tempos de direitos, temos o dever de os fazer exercer. Assim não sendo, corremos o risco de os perder. 

Descobre aqui um conjunto de iniciativas dirigidas especialmente para os jovens neste que é o dia deles.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Comemorações do Dia do Associativismo Jovem

Este ano, as comemorações do Dia do Associativismo Jovem (celebrado a 30 de abril) estiveram associadas ao Dia Europeu da Solidariedade entre Gerações (29 de abril) e às comemorações do Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações. 

Para o efeito, o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ, I.P), promoveu o Encontro "Somos um Todo – O Associativismo Jovem na Solidariedade e Diálogo das Gerações", que se realizou no dia 30 de abril, no auditório da Direção Regional de Lisboa e Vale do Tejo do IPDJ. 

O IPDJ pretendeu dar voz ao movimento associativo juvenil, em particular no papel de desempenha na promoção e consolidação da solidariedade intergeracional e nesse sentido contou com a participação de vários intervenientes. 

Nesta página poderão visualizar o filme realizado pelo IPDJ através dos contributos e registos fotográficos remetidos pelas associações juvenis participantes, aceder às fotografias do Encontro e ainda consultar a mostra de actividades intergeracionais desenvolvidas por associações de jovens. 

Link: 

http://juventude.gov.pt/Associativismo/MaisAssociativismoJovem/Paginas/MaisAssociativismoJovem003Paginas003.aspx

segunda-feira, 28 de maio de 2012

domingo, 29 de abril de 2012

30 de Abril - DIA DO ASSOCIATIVISMO JOVEM


O dia 30 de Abril marca a comemoração nacional do Dia do Associativismo Jovem. A celebração deste dia demarca a importância do Associativismo Juvenil enquanto ferramenta de construção da sociedade e de educação para a democracia. O associativismo jovem é, de facto, uma escola de cidadania, ou como se costuma dizer na giria, uma escola para a vida.  Acima de tudo é uma forma de capacitação dos jovens e de formação de cidadãos críticos, capazes de refletir sobre os problemas da sociedade e de desenhar soluções para os mesmos.

Tendo em consideração os desafios que os jovens enfrentam atualmente, a MOJU não poderia deixar de assinalar este dia. Desde a sua concepção que a MOJU apresenta como objetivo condutor de todas as suas actividades a promoção da participação juvenil na sociedade, com particular enfoque para os jovens do concelho de Olhão. Observamos que os jovens estão cada vez mais afastados e desinteressados dos processos de construção da sociedade. Na nossa perspetiva tal é devido ao facto de os jovens não serem chamados a participar ou de quando tal acontece não serem levados a sério. 

É urgente criar uma nova cultura de participação juvenil. A juventude deve ser vista como uma fonte de soluções para os problemas da sociedade e não como um dos problemas na sociedade. Mudar é necessário e é na juventude que reside o maior potencial de mudança. Mas este potencial de mudança precisa de ser trabalhado, e que espaço melhor para tal que no seio do Associativismo Jovem.
  
Em tempos de direitos, temos o dever de os fazer exercer. Assim não sendo, corremos o risco de os perder. Não te limites a reclamar, movimenta-te.

Aproveitamos este dia para deixar uma saudação às cerca de 1800 Associações de Jovens e Grupos Informais, que como nós estão incritos no RNAJ (Registo Nacional do Associativismo Juvenil), congratulando o trabalho desenvolvido, que na maioria da vezes não é alvo do devido reconhecimento!

A Direção da Associação Movimento Juvenil em Olhão


terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Tomada de Posse Novos Orgãos Sociais

 

IMG_6803

Foi na passada sexta feira, dia 27 de Janeiro que os novos órgão sociais da Associação MOJU tomaram posse. Numa cerimónia que contou com a presença de diversas entidades locais e regionais, os actuais e futuros dirigentes, fizeram uma breve retrospectiva da vida da associação e lançaram os desafios para o futuro.

Nuno António é o novo presidente da associação olhanense. Apesar de ser a nova cara da MOJU, o novo presidente quis salientar que o mais importante é a equipa.

Entre as diversas novidades apresentadas na voz do novo presidente, foi dado um especial destaque à criação de um Fórum da Juventude de Olhão. O principal objectivo é chamar os jovens à participação e partir das suas ideias e necessidades para fazer uma trabalho mais adaptado e consciente da realidade juvenil, afirmou Nuno António.

O presidente cessante, Luís Tavares, sublinhou que continuaria empenhado na missão da MOJU, e expressou desejos de continuidade e renovação dos vários projectos que a associação tem promovido. De notar, os valores avançados sobre o impacto dos projectos da associação na comunidade juvenil de Olhão, que com um alcance de mais 2500 beneficiários durante os quatro anos de vida, tem demonstrado ser uma mais valia ao nível das respostas educativas, sociais e culturais no concelho.

O novo presidente, Nuno António, revelou que uma das premissas da nova direção é dar continuidade ao projeto «Bom Sucesso», uma iniciativa de intervenção comunitária, onde mais de 500 jovens exercem atividades diversas.

Outros projetos da associação, também são uma prioridade para a nova direção que foi eleita, alguns dos quais já consolidados. São os casos do do «Abril Bandas Mil» que vai este ano para a 3ª edição, a «Semana da Juventude» que segue para a 4ª edição e o «Olhares» que em 2013 cumprirá a 3ª edição.

Só em 2011, a MOJU promoveu 10 projetos, com mais de 30 voluntários e cerca de 3 mil horas de trabalho voluntário, em ações que passam pela promoção da saúde, da proteção do ambiente, e da inclusão social dos jovens de Olhão, especialmente os mais carenciados.

Atualmente, a MOJU lança-se a novos desafios e pretende constituir-se como uma estrutura de promoção e acolhimento de voluntários na Europa, e ao mesmo tempo estimular a participação dos jovens locais em intercâmbios e formações internacionais que contribuirão para a construção de novos horizontes nestes jovens.

O quatro anos da associação olhanense e a sua força e vitalidade na construção e implementação de novos projetos, são uma prova de que a juventude quando é corretamente orientada e incentivada, consegue alcançar bons resultados e contribuir para uma sociedade mais inclusiva e participativa.

Nas palavras da Diretora Regional do IPJ, Sara Brito, « A MOJU tem sido um parceiro de excelência,…muitas vezes a única associação que responde aos desafios do IPJ para participar em projetos de âmbito nacional e desenvolver atividades no Algarve»