domingo, 29 de abril de 2012

30 de Abril - DIA DO ASSOCIATIVISMO JOVEM


O dia 30 de Abril marca a comemoração nacional do Dia do Associativismo Jovem. A celebração deste dia demarca a importância do Associativismo Juvenil enquanto ferramenta de construção da sociedade e de educação para a democracia. O associativismo jovem é, de facto, uma escola de cidadania, ou como se costuma dizer na giria, uma escola para a vida.  Acima de tudo é uma forma de capacitação dos jovens e de formação de cidadãos críticos, capazes de refletir sobre os problemas da sociedade e de desenhar soluções para os mesmos.

Tendo em consideração os desafios que os jovens enfrentam atualmente, a MOJU não poderia deixar de assinalar este dia. Desde a sua concepção que a MOJU apresenta como objetivo condutor de todas as suas actividades a promoção da participação juvenil na sociedade, com particular enfoque para os jovens do concelho de Olhão. Observamos que os jovens estão cada vez mais afastados e desinteressados dos processos de construção da sociedade. Na nossa perspetiva tal é devido ao facto de os jovens não serem chamados a participar ou de quando tal acontece não serem levados a sério. 

É urgente criar uma nova cultura de participação juvenil. A juventude deve ser vista como uma fonte de soluções para os problemas da sociedade e não como um dos problemas na sociedade. Mudar é necessário e é na juventude que reside o maior potencial de mudança. Mas este potencial de mudança precisa de ser trabalhado, e que espaço melhor para tal que no seio do Associativismo Jovem.
  
Em tempos de direitos, temos o dever de os fazer exercer. Assim não sendo, corremos o risco de os perder. Não te limites a reclamar, movimenta-te.

Aproveitamos este dia para deixar uma saudação às cerca de 1800 Associações de Jovens e Grupos Informais, que como nós estão incritos no RNAJ (Registo Nacional do Associativismo Juvenil), congratulando o trabalho desenvolvido, que na maioria da vezes não é alvo do devido reconhecimento!

A Direção da Associação Movimento Juvenil em Olhão


Sem comentários: