sábado, 18 de setembro de 2010

MOJU, Projecto Bom Sucesso e jovens internacionais limpam as paredes da cidade.







http://www.youtube.com/watch?v=brf9f4-syiw

A MOJU (Associação Movimento Juvenil em Olhão) estreou-se este ano na organização dos Campos Internacionais de Trabalho, uma iniciativa co-financiada pelo Instituto Português da Juventude.

Com a temática de Graffitis Walls, a MOJU recebeu em Olhão, entre 6 e 14 de Setembro, 17 jovens provenientes de 10 países. O objectivo foi cumprido. Não só removemos alguns tags (assinaturas) da cidade, como sensibilizamos a comunidade para a arte e para a distinção desta do que é poluição visual e actos de vandalismo.
A colaboração dos jovens writters foi fundamental neste processo de remoção dos tags. Esta participação e o forte envolvimento de alguns jovens da comunidade (nomeadamente do Projecto Bom Sucesso promovido pela MOJU) permite-nos perspectivar uma boa receptividade para a realização de novas iniciativas de limpeza dos muros da cidade.

Mas como nem tudo é vandalismo, foi igualmente importante realçar os graffitis de qualidade existentes em Olhão. A MOJU mais uma vez deu um grande contributo para a valorização dos grandes graffitis artísticos existentes nas ruas de Olhão.

Durante os dias do Campo Internacional de Trabalho, os jovens conheceram em pormenor a cidade de Olhão e perceberam quais as principais áreas vandalizadas. Depois seleccionaram as zonas a intervir, num processo de decisão que contou com a participação de altos representantes da Câmara Municipal de Olhão e do Instituto Português da Juventude.

Nem tudo foi trabalho neste Campo Internacional. Existiu ainda tempo para a interacção com a juventude Olhanense em verdadeiros momentos de diálogo intercultural. Ganhou a cidade e principalmente a consciência dos jovens que a partir deste projecto começam a olhar para o graffiti com uma expressão artística e não um acto de vandalismo. No último dia os jovens participantes tiveram a oportunidade de mostrar à comunidade o trabalho realizado através de um vídeo que foi projectado na Sociedade Recreativa Olhanense.

Para além do co-financiamento do Instituto Português da Juventude, este projecto recebeu o apoio da Câmara Municipal de Olhão, a colaboração dos jovens do Projecto Bom Sucesso (MOJU – financiado pelo Programa Escolhas), do agrupamento de escolas João da Rosa, da Sociedade Recreativa Olhanense e das empresas F. Raminhos e Filhos Lda e Decap Arte.

Sem comentários: