terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Tomada de Posse Novos Orgãos Sociais

 

IMG_6803

Foi na passada sexta feira, dia 27 de Janeiro que os novos órgão sociais da Associação MOJU tomaram posse. Numa cerimónia que contou com a presença de diversas entidades locais e regionais, os actuais e futuros dirigentes, fizeram uma breve retrospectiva da vida da associação e lançaram os desafios para o futuro.

Nuno António é o novo presidente da associação olhanense. Apesar de ser a nova cara da MOJU, o novo presidente quis salientar que o mais importante é a equipa.

Entre as diversas novidades apresentadas na voz do novo presidente, foi dado um especial destaque à criação de um Fórum da Juventude de Olhão. O principal objectivo é chamar os jovens à participação e partir das suas ideias e necessidades para fazer uma trabalho mais adaptado e consciente da realidade juvenil, afirmou Nuno António.

O presidente cessante, Luís Tavares, sublinhou que continuaria empenhado na missão da MOJU, e expressou desejos de continuidade e renovação dos vários projectos que a associação tem promovido. De notar, os valores avançados sobre o impacto dos projectos da associação na comunidade juvenil de Olhão, que com um alcance de mais 2500 beneficiários durante os quatro anos de vida, tem demonstrado ser uma mais valia ao nível das respostas educativas, sociais e culturais no concelho.

O novo presidente, Nuno António, revelou que uma das premissas da nova direção é dar continuidade ao projeto «Bom Sucesso», uma iniciativa de intervenção comunitária, onde mais de 500 jovens exercem atividades diversas.

Outros projetos da associação, também são uma prioridade para a nova direção que foi eleita, alguns dos quais já consolidados. São os casos do do «Abril Bandas Mil» que vai este ano para a 3ª edição, a «Semana da Juventude» que segue para a 4ª edição e o «Olhares» que em 2013 cumprirá a 3ª edição.

Só em 2011, a MOJU promoveu 10 projetos, com mais de 30 voluntários e cerca de 3 mil horas de trabalho voluntário, em ações que passam pela promoção da saúde, da proteção do ambiente, e da inclusão social dos jovens de Olhão, especialmente os mais carenciados.

Atualmente, a MOJU lança-se a novos desafios e pretende constituir-se como uma estrutura de promoção e acolhimento de voluntários na Europa, e ao mesmo tempo estimular a participação dos jovens locais em intercâmbios e formações internacionais que contribuirão para a construção de novos horizontes nestes jovens.

O quatro anos da associação olhanense e a sua força e vitalidade na construção e implementação de novos projetos, são uma prova de que a juventude quando é corretamente orientada e incentivada, consegue alcançar bons resultados e contribuir para uma sociedade mais inclusiva e participativa.

Nas palavras da Diretora Regional do IPJ, Sara Brito, « A MOJU tem sido um parceiro de excelência,…muitas vezes a única associação que responde aos desafios do IPJ para participar em projetos de âmbito nacional e desenvolver atividades no Algarve»

Sem comentários: