domingo, 12 de agosto de 2012

12 de Agosto - DIA INTERNACIONAL DA JUVENTUDE




A 17 de Dezembro de 1999, na resolução 54/120, a Assembleia-Geral das Nações Unidas declarou 12 de Agosto como o Dia Internacional da Juventude, aprovando assim a recomendação produzida na Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, reunida em Lisboa, em Agosto de 1998.

A ideia passava por celebrar a contribuição dos jovens para a sociedade e promover a consciencialização sobre a situação particular da juventude na atual sociedade. Para o corrente ano a ONU propôs o tema “Construindo um Mundo Melhor: Parcerias com a Juventude”. Este tema está relacionado com um anúncio do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, que declarou como prioridade da sua agenda “o compromisso de envolver e trabalhar com e para os jovens”.

De acordo com o exposto e conscientes dos desafios que os jovens enfrentam atualmente, a MOJU não poderia deixar de assinalar este dia. Desde a sua conceção que a MOJU apresenta como objetivo condutor de todas as suas atividades a promoção da participação juvenil na sociedade, com particular enfoque para os jovens do concelho de Olhão. Observamos que os jovens estão cada vez mais afastados e desinteressados dos processos de construção da sociedade, o que na nossa perspetiva se deve ao facto de os jovens não serem chamados a participar ou de quando tal acontece não serem levados a sério. 

É urgente criar uma nova cultura de participação juvenil. A juventude deve ser vista como uma fonte de soluções para os problemas da sociedade e não como um dos seus problemas. Mudar é necessário e é na juventude que reside o maior potencial de mudança. 

A celebração deste dia demarca, ainda, a importância do Associativismo Juvenil enquanto ferramenta de construção da sociedade e de educação para a democracia. No seio do Associativismo Jovem é trabalhado o potencial de mudança, referido anteriormente e que está inerente à juventude. O associativismo jovem é, de facto, uma escola de cidadania, uma escola para a vida.  Acima de tudo é uma forma de capacitação dos jovens e de formação de cidadãos críticos, capazes de refletir sobre os problemas da sociedade e de desenhar soluções para os mesmos.

No Dia Internacional da Juventude lançamos o repto para que os jovens façam ouvir a sua voz. Em tempos de direitos, temos o dever de os fazer exercer. Assim não sendo, corremos o risco de os perder. 

Descobre aqui um conjunto de iniciativas dirigidas especialmente para os jovens neste que é o dia deles.

Sem comentários: