quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Pinceladas de uma formação que não nos deixa indiferentes


Amigos, sei que hoje não puderam contar comigo na reunião (calculo o tamanho da festa que fizeram só por isso! ahahah), mas porque a minha presença nesta formação é causa e consequência de um mesmo processo: a existência da MOJU, tenho sentido durante estes dias a necessidade de partilhar convosco alguns dos momentos que tenho passado por cá.
O grupo é fantástico e o nível dos formadores é mesmo muito bom! E por muito que a educação não formal já não seja novidade para mim, a verdade é que estamos sempre num constante processo de nos questionarmos e nos contextualizarmos. Há sempre tanto por aprender!
Especificamente nesta formação para formadores em Direitos Humanos os dois grandes pilares têm sido a introspecção (analisarmos as nossas competências para sermos formadores) e claro o aprendizagem sobre Direitos Humanos.
Mas isto não é nada fácil amigos! Para vos dar um exemplo, deixo-vos o texto feito por um colega meu para o editorial do jornal que é reflexo de uma simulação que implicou a “prisão” de alguns participantes e a distribuição injusta de recursos.
Não se esqueçam que aqui se fala de Direitos Humanos.
“Jovem:
Gostas de dançar a valsa? Gostas de apresentadores de televisão com perucas pirosas? E por exemplo: gostas de rebolar pelo chão por causa de moedas de cinco cêntimos? Gostas de ficar confinado em pequenos espaços com pessoas pobres? A propósito, gostas de pessoas pobre? E gostas de ser pobre e teres só direito a meio voto?

Gostas de ficar com os olhos vendados durante várias horas? E de mãos atadas – gostas muito ou gostas pouco? Gostas de polícias com cassetetes de papel com mau feitio? Gostas de passar fome? E agora entre nós: tu gostas mais do Dr. Ludgero ou da cozinheira da pousada? Diz lá...

Enfim... sentes que a tua sanidade mental está em plena queda livre?

Gostas pouco gostas!

Então Jovem, que esperas? Junta-te a nós! Estamos no Jardim da Celeste!

P.S.: E tu... o que é que podes fazer com um farol?”

Assim vos deixo por hoje amigos e inclino-me para vos dizer já previamente que cálculo que não terei tempo para vos escrever novamente antes do fim da formação. Mas partilharei convosco pessoalmente emoções e imagens na próxima reunião: terça-feira na SRO (21:30)!
Saudações Mojuenses,
Ana Leal

2 comentários:

Anónimo disse...

É isso mesmo Ana!!!
Lembra-te sempre daquele grande ensinamento ancestral...

Um bolicao NÃO É uma sardinha..

Anónimo disse...

Moss deixa de fumar essa merda......